O que é um microempreendedor e como o Domicílio Fiscal o ajuda

Home » O que é um microempreendedor e como o Domicílio Fiscal o ajuda

Trabalhar por conta própria se tornou uma opção para 661 mil pessoas entre fevereiro e abril de 2020, durante o início da pandemia do Coronavírus no Brasil. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os microempreendedores foram fundamentais para frear os efeitos avassaladores do desemprego no país.

Mas o que é um microempreendedor e como se enquadrar nessa modalidade? E de que maneira o domicílio fiscal ajuda nessa trajetória? É o que você vai conferir neste artigo.

O que é um microempreendedor?

O Microempreendedor Individual (MEI) é quem estabelece um pequeno negócio e conduz sozinho sua empresa. Essa modalidade foi criada pelo Governo Federal para formalizar trabalhadores que já desempenhavam atividades informalmente, sem qualquer amparo legal ou segurança jurídica. 

Desde que a lei entrou em vigor, em 2009, mais de 10,7 milhões de pessoas se formalizaram como MEI no país, de acordo com a Receita Federal. 

Quem pode ser e o que é preciso para se tornar um microempreendedor

Qualquer pessoa pode ser um Microempreendedor Individual, no entanto, é necessário se enquadrar em algumas condições:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter faturamento anual de R$ 6.750 até R$ 81 mil ou proporcional aos meses trabalhados;
  • Não ser sócio, administrador ou titular de empresa;
  • Ter, no máximo, um funcionário contratado;
  • Exercer uma das 450 atividades registradas de serviços, indústria ou comércio, tendo possibilidade de registrar até outras 15 atividades econômicas, além da principal.

A formalização dá direito a benefícios como aposentadoria, acesso a financiamentos, licença-maternidade, entre outros. 

Vantagens que o domicílio fiscal oferece para quem é microempreendedor

O domicílio fiscal é o endereço registrado junto às autoridades fiscais para o recebimento de impostos e notificações. Ou seja, é um endereço válido apenas para tornar possível a abertura de uma empresa

Ele não precisa ser o mesmo do domicílio civil e representa a localização do contribuinte para a administração pública. É o domicílio fiscal que permite registrar o CNPJ e obter o alvará da empresa. 

Não precisar alugar um ponto comercial é a principal vantagem que o domicílio fiscal oferece para quem é um microempreendedor, principalmente quando ele é oferecido por um coworking, que possui inúmeras possibilidades para profissionais dessa modalidade. 

Confira outros benefícios:

  • Garantia de regularização do negócio: pois sem informar um endereço, algumas ações ficam impossibilitadas, como obter o CNPJ da empresa e o cadastro na Junta Comercial;
  • Redução de custos: não há despesas com o aluguel de um ponto comercial, pois o microempreendedor pode trabalhar no próprio coworking no qual contratou o domicílio fiscal. Isso elimina gastos inerentes a uma estrutura física completa, como móveis, recepcionista, segurança, entre outros;
  • Redução da burocracia: ter um domicílio fiscal reduz a papelada com locação de sala, contratos imobiliários, vistorias, taxas e outros trâmites.

microempreendedor com domicilio fiscal

Seja um microempreendedor com domicílio fiscal em João Pessoa

Se você quer ser microempreendedor na capital da Paraíba, ou deseja abrir uma filial na cidade, a Athos Offices está preparada para ajudar. Somos especialistas em domicílio fiscal e em diversos serviços essenciais para quem quer ter seu próprio negócio.

Quer conhecer mais sobre a Athos Offices e o que podemos fazer por você? Entre em contato para agendarmos uma conversa ou uma visita, sem compromisso. 

6 Dicas para economizar no seu próprio negócio

Inscreva-se na nossa Newsletter

ACESSE NOSSAS

REDES SOCIAIS