Quatro benefícios de trabalhar em um coworking

O objetivo é criar um ambiente agradável, criativo e colaborativo propícios para geração de negócios e conexões.

O coworking é um ecossistema que foge completamente dos moldes de um escritório tradicional. As pessoas que estão inseridas nesse ambiente vivenciam e constroem juntas uma nova experiência de trabalho.

Esse conceito se fortaleceu rapidamente e desde 2015, muitos investiram nesse modelo. A disseminação acelerada, em partes, se deve ao cenário econômico do país e as pessoas estão se mostrando cada vez mais envolvidas na questão da economia colaborativa e seus efeitos.

Há algumas iniciativas no mercado que promovem o ecossistema, como a Athos Offices, que é uma ótima opção para quem quer reservar um espaço ou ainda está em busca de um coworking para o seu negócio. Por meio da plataforma, a busca é feita por localização, sala ou comodidade específica, a reserva também é feita online.

Contudo, pensando em quem ainda está decidindo se aposta nesse modelo, selecionamos quatro benefícios de ser um coworker:

1. Redução de custos
A questão econômica ainda é o principal motivo que leva muitos profissionais ou empresas optarem pelo coworking. Os custos de um escritório comum, que vão além do aluguel, muitas vezes ultrapassam o valor de um coworking.

2. Networking
O networking é provavelmente o maior diferencial dos ambientes compartilhados. Ter a chance de se conectar com novos talentos e gerar novos negócios é uma oportunidade valiosa.
Muitos espaços realizam atividades, semanalmente ou mensalmente, para certificar que esse networking está de fato ocorrendo.

3. Mantenha-se focado
Quem já fez home office sabe o quanto nossa própria casa pode nos distrair. Escritórios normais podem trazer distrações e preocupações também, com por exemplo, a limpeza, a internet e a luz.
Quem trabalha em um coworking não precisa se preocupar com nenhuma dessas questões, o que ajuda a manter o foco no próprio trabalho.

4. Ambientes que se moldam às necessidades
Os coworkings, carregam a mesma missão, mas cada um possui regras e maneiras próprias de funcionar.
Há espaços para mães, para o ramo da moda, para mulheres empreendedoras, além dos espaços que contam com um ambiente mais corporativo ou também mais jovem.

Para escolher um coworking, é muito importante definir seu perfil profissional ou da sua empresa.

A proposta de um espaço de coworking vai muito além do aluguel de uma estação de trabalho. O objetivo é criar um ambiente agradável, criativo e colaborativo propícios para geração de negócios e conexões.

Os benefícios são válidos tanto para startups, como para freelances ou empresas. O ideal é que o espaço traga conforto, atenda todas às necessidades e promova a interação social.